domingo, 9 de dezembro de 2007

Roberto Antonio Busato foi o mais jovem advogado a chegar à presidência do Conselho Federal da OAB


Roberto Antonio Busato, com 49 anos, foi presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Antes ele foi vice-presidente na administração de Rubens Approbato Machado.
Discreto em relação a outros planos, ficou na presidência até 2007.

Busato, que foi candidato único, foi o mais jovem advogado a presidir o Conselho Federal da OAB e teve como objetivo promover a integração entre as secionais e o Conselho visando aproximar os advogados “do órgão representativo máximo da classe”. Ele argumentava que assuntos como o ensino jurídico e a reforma do Judiciário não deviam acabar somente em votações no Congresso. “Temos necessidade de promover uma reforma infra-constitucional para que as normas processuais sejam menos burocráticas, mais ágeis, inclusive com a adoção de tecnologias modernas capazes de ativar os atos processuais”, dizia.
Roberto Busato iniciou uma campanha nacional de valorização das prerrogativas dos advogados.
Nascido em Caçador (SC), Busato reside há muitos anos em Ponta Grossa (PR), onde se formou pela universidade estadual. Casado com Wilma de Oliveira, tem três filhos (Roberto Antonio Busato Filho, Rodrigo e Vivien de Oliveira Busato). Com vocação inata, começou a ter maior contato com a Advocacia no escritório do tio, Wilson Comel. “Ele foi um mestre de Direito que despertou em mim a vontade de seguir a carreira”, lembra. Apesar da “paixão pelo Direito”, Busato enveredou por outro caminho: foi comentarista esportivo nas rádios Clube, Difusora e Clube Paranaense e na TV Esplanada. Porém, confessa não ser adepto ao esporte. Faz apenas caminhadas esporadicamente. O que gosta de fazer nas horas vagas é ler jornais e livros, ou viajar com a família; no exterior prefere Portugal e Espanha; no Brasil, Manaus e Fernando de Noronha.


Adaptação de Reportagem de Fernanda Sal feita em fevereiro de 2004 para o site
www.tribunadodireito.com.br

Nenhum comentário: